AERÓBICO ANTES OU DEPOIS DA MUSCULAÇÃO ?


Essa é uma  dúvida que maioria dos meus clientes de consultoria possuíam antes de iniciar no meu atendimento, afinal o senso comum diz muitas coisas a esse respeito. Para a grande maioria dos indivíduos, essa orientação não é claro, o que faz com a escolha seja aleatória e muitas vezes baseada em achismos!

Antes de falarmos sobre qual o melhor momento para a realização do treino aeróbico, é necessário entender qual o objetivo do treino, uma vez que tem gente que busca emagrecimento, outros buscam performance e outros o ganho expressivo de massa muscular. Claro que existem também aquelas pessoas que querem emagrecer e ganhar massa muscular e até mesmo, ter uma melhora no rendimento de alguma prática esportiva ao mesmo tempo, mas nesses casos precisamos considerar qual a prioridade com o treino!

Se o seu objetivo for ganho de massa muscular, inicie o treino pela musculação, pois se fizer o contrário, quando a musculação for iniciada, você fadigará mais rapidamente e terá menos energia para o treino de força, que é o primeiro sinalizador de hipertrofia. Uma recomendação para quem quer ganhos de massa muscular expressivos e dispôe de flexibilidade de horário, seria inclusive fazer o treino de força em uma parte do dia e o aeróbico em outro, mas sabemos que isso nem sempre é possível.

Se o seu objetivo é “#emagrecimento” não faz diferença você realizar o #exercícioaeróbico antes ou depois do treino de força, simplesmente pois o gasto energético total da sessão de treino será equivalente. Agora se o seu objetivo é melhora da performance em alguma atividade aeróbica, você deve iniciar o treino com a atividade aeróbica em questão, que é a sua prioridade. E, nesse caso, se encaixa também a sugestão acima, onde seria ideal realizar a atividade aeróbica em um determinada horário do dia e o treino de força em outro horário, poré não vivemos no mundo ideal.

De modo geral e como via de regra, a prioridade, ou seja, o objetivo do treino determinará a ordem das atividades aeróbicas e de força realizadas, onde buscamos sempre evitar fadigar antes do tempo, ou seja, precocemenrte na atividade principal.

Espero que esse artigo te ajude a organizar melhor seu treinamento. Não deixe de acessar meu canal no YOU TUBE!

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