EMAGRECER NÃO É SER LEVE!


Muita gente acha que emagrecer significa estar leve e ver o ponteiro da balança baixando e, em alguns casos, isso até acontece, porém emagrecer significa ter redução na quantidade de peso gordo, e isso pode acontecer em meio a um ambiente de aumento de massa muscular, o que irá promover aumento no volume corporal e claro, nos números da balança.

Esse erro conceitual, onde muita gente relaciona o emagrecimento a diminuição, muitas vezes radical, do peos, faz com que homens e mulheres busquem essa “leveza” realizando dietas radicais e restritivas, onde além de massa gorda, ocorre também a redução de massa muscular. Isso não teria nenhumaimplicação além da estética, se o tecido muscular não fosse um tecido de extrema importãncia para a qualidade de vida e também para a longevidade.

O perda de massa muscular está relacionada a perda de valências físicas importantes como força e potência e isso faz com que haja comprometimento de autonomia do indivíduo. Além disso o tecido muscular proteje ossos e articulações. Quanto mais tecido muscular estiver sendo formado, maior a taxa metabólica e mais acelerado e otimizado é o metabolismo, diminuindo os riscos de estocar tecido gordo. E por que devemos nos ´preocupar com o tecido gordo estocado em excesso? Simplesmento pelo fato de que esse tecido é metabolicamente ativo e secreta substâncias inflamatórias que comprometem o funcionamento normal e efetivo do organismo.

Dessa forma, é fundamental que a população compreende que se manter magro é saudável, mas que ser leve demais muitas vezes sinaliza a redução de massa gorda aliada a redução de tecido muscular, e isso sim não está relacionado à saúde. Deve-se empregar estratégias para redução de massa gorda aliadas a estratégias de preservação e desenvolvimento de massa muscular.  Para saber mais sobre isso, acesse o EBOOK – EMAGREÇA EM 30 DIAS, onde eu apresento os principais erros que fazem com que as pessoas não emagreçam e o EBOOK – GANHE MÚSCULOS APRENDENDO A TREINAR CERTO, onde eu apresento maneiras simples e efetivas de você programr o seu treinamento de força, aplicando metodologias inteligentes e simples.

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