EPIGENÉTICA


NOSSAS ESCOLHAM INFLUENCIAM A NOSSA VIDA! Parece uma frase bonita e encorajadora, mas muito além disso é uma frase absolutamente REAL. Sim, de acordo com os conceitos da EPIGENÉTICA, nossas escolhaminfluenciam nossa vida e nossos resultados muito mais significativamente do que nossa GENÉTICA!

De acorco com a epigenética, os fatores genéticos não são os mais preponderantes no desencadeamento  de algumas doenças, como por exemplo, a obesidade, a pressão lata, diabetes, depressão, mas sim os fatores ambientais e comportamentais. Ou seja, ainda que um indivíduo tenha nascido uma predisposição genética para a obesidade por exemplo, ele passar a vida inteira sem manifestar essa condição, desde que o ambiente em que ele está inserido e o seu comportamento não colabore para isso.

Nesse exemplo, um indivíduo pré disposto a ser obeso, caso tenha uma vida de exercícios e habitos alimentares saudáveis, pode jamais experimentar a dor da obesidade, e isso se aplica ao outras condições geneticamente pre determinadas. Nesse conceito da epigenética, nossas escolhas e atitudes tomam um grau de relevância maior diante dos resultados que temos e claro, torna-se ainda mais importante que nos preocupemos com elsa, uma vez que escolhas erradas podem ser os “dedos” comportamentais que apertam os “gatilhos” genéticos que já estão estabelecido, dando origem a problemas que podem ser graves em muitas vezes.

É importante que estajamos conscientes de que não estamos condenados a uma determinada condição mesmo que genéticamente ela seja propensa a acontecer. Podemos e devemos com nossos hábitos evitar os gatilhos que levam a determinadas condições deletérias de saúde. Essa informação é ao mesmo tempo libertadora e desafiadora, uma vez que nos traz a consciência de que não somos vítimas de condições geneticamente pré determinadas mas sim responsáveis pelas atitudes que nos manteram protegidos dessas determinações geneticas.

0 visualização
Black and Yellow Fashion Marketing Socia