QUE CARGA UTILIZAR NA MUSCULAÇÃO?


Muita gente tem dúvidas sobre que carga utilizar durante o treino de musculação para ter resultados efetivos de hipertrofia e isso acaba por influenciar diretamente nos resultados, que nem sempre são os melhores. Mas afinal, como saber que carga utilizar quando estamos sem a presença de personal?

De modo geral, sempre oriento aos meus mentorados que a carga de treino, quando os ganhos de hipertrofia são o objetivo, deve ser aquela suficiente para te levar até a falha, ou próximo dela. Claro que em alguns caso, realizasse o trabalho submáximo, como uma estratégia de transição, visando evitar lesões e favorecer um processo de recuperação, mas a hipertrofia não é o objetivo desse tipo de treino.

Quando buscam, os ganhos expressivos de massa muscular, treinar até a falha, ou próximo da mesma, chegando a fadiga, parece ser determinante. Isso, porém, não significa que teremos que sempre utilizar treinos com característica tensional. Treinos com mais volume também precisam ser adotados, onde se estabelece maior número de séries e repetições e claro, a carga acaba diminuindo, porém ainda se mantém intensa para a nova faixa de repetições estabelecidas.

Para exemplificar, vamos considerar a seguinte situação hipotética.

Você realizava 4 séries de agachamento livre, realizando entre 10 -12 repetições e mobilizava uma carga X para chegar até a falha ou proximo da falha, nessa faixa de repetições. Agora, que você iniciou um novo programa de treinamento, você realiza 5 séries de agachamento livre executando 17-20 repetições. Certamente a carga que você mobilizará nesse novo programa será menor que a mobilizada no programa anterior, porém deve ser suficiente para que você chegue até a falha ou próximo da mesma, nessa nova faixa de repetições. Nesses dois casos o treino ainda se dá de modo a atingir a falha, porém um tem uma característica de maior intensidade e outro de maior volume.

Então, sempre que precisar decidir que carga utilizar, busque atingir a falha ou se aproximar dela, dentro da faixa de repetições estabelecida. Ótimos treinos!!!!

0 visualização
Black and Yellow Fashion Marketing Socia